sábado, 18 de setembro de 2010

Como tornar se presente na vida de seu filho. ( presença contra o crack)





Com a atribulada rotina, muitos pais, por falta de tempo ou disposição não acompanham o desenvolvimento de seus filhos, ou o fazem de forma precária.

É comum oferecerem brinquedos, presentes ou manterem a criança entretida com televisão, filmes, vídeo-game ou computador. Esse contexto pode ter diversas consequências, podendo incluir desde comportamentos para chamar a atenção até complicações mais sérias.

Uma criança precisa sentir-se olhada, valorizada. Necessita ser orientada em seus conflitos e conquistas. É fundamental que os pais exerçam esse papel de porto seguro para que os filhos possam crescer com tranqüilidade.

Estar presente na vida do seu filho é conversar com ele. Ouvir sobre seu dia-a-dia na escola, o que aprendeu, com quem brincou, brigou, conheceu. Elogiar um trabalho bem feito. Participar do desenvolvimento do seu filho é brincar com ele no seu tempo livre e desfrutar da sensação de relaxamento e alegria que isso proporciona. Andar de bicicleta, fazer bolha dentro da água, jogar, ensinar a perder ou ganhar, mas o mais importante: se relacionar. Vestir-se de Papai Noel enquanto ele acredita ou mesmo depois... É, quando adolescente, levá-lo somente até a esquina da festa, para ser visto sem a “humilhante” presença dos pais, permitindo-lhe a ilusão de independência, necessária para a construção da verdadeira independência.

Finalmente, se você encontrar inspiração, pode escrever um diário para seu filho, relatando seus próprios sentimentos e pensamentos ao observar cada passo do desabrochar de uma nova vida. E, quando adulto, ele poderá se emocionar ao dar-se conta do amor e dedicação que envolve o cuidado com uma criança, oferecendo o mesmo para a nova geração neste maravilhoso “ciclo da vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário